Páginas

sábado, 14 de julho de 2012

Erros.



Algo que para muita gente é abominável e inaceitável em suas vidas, para mim é uma coisa importante.

Esta é a minha definição de “erros”. E eu não me refiro aos “escolhi a roupa errada”, mas os que são mais importantes e definitivos, como “deveria ter estudado mais.”. Estes são os tipos de “erros” que definem e formam um caráter. As pessoas são o que são não por causa da data de nascimento ou posição de planetas, mas sim pelo o que foi ensinado quando crianças e, principalmente, como elas lidam com os erros que cometeram na vida.

O melhor exemplo que eu encontro pra isso, é de algo que aconteceu comigo quando eu era muito novo. Minha mãe acendeu o fogão e eu fiquei olhando para a chama e fiz um movimento para encostar ali. Meu pai então, com um tom irônico (que na época, não me fez sentido algum) disse: “Se tu quiser colocar a mão aí, coloca. Mas tu vai te machucar.” É claro que eu meti a mão no fogo e mais óbvio ainda, queimei meu dedo. Desde aquele dia eu aprendi a nunca mais colocar a mão no fogo. Parece bobo, é claro, mas pensem nisso como um exemplo, e colocando isso de um jeito mais metafórico, pense em algo que você fez na vida e teve a consciência de que foi um erro. Você o repetiu?

Quando alguém repete o mesmo erro, eu creio que são 3 falhas. Por ter feito algo errado, por ter feito isso pela segunda vez e o pior de tudo, não ter consertado tal “falha”. Quando eu digo que acho importante errar, é que deste erro se pode tirar benefícios e conhecimentos valiosos para si próprio, e entender as consequências causadas por tal erro. Erros são comuns e sempre vão estar presentes em nossas vidas. Reconhecer isto e se tornar alguém melhor, é o que nos define de verdade.

Analisar o nosso passado é a melhor maneira de construirmos um futuro brilhante. Andar sem olhar para trás é o mesmo que seguir em frente de olhos fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário