Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Ela


Tudo começa com um “positivo” escrito em letras verdes. Ela logo abre o maior-sorriso-do-mundo, e pelos próximos nove meses, mesmo passando por inúmeros transtornos, não o fecha por nada.

Ela passa a cuidar mais da saúde, abrindo mão, às vezes, de hábitos há muito tempo conservados, só para te garantir o crescimento mais saudável possível “lá dentro”.

Ela tem o seu corpo inteiro modificado, fica enjoada ao comer aquilo que sempre gostou e tem vontade de comer o que nunca gostou, enjoando mesmo assim.

Passa noites inteiras pensando no teu futuro: “tomara que ele seja médico”. Todas elas querem um filho médico. Mas não importa. Sem dúvida, ela vai entender e apoiar com toda força as tuas escolhas no futuro.

Em uma tarde de alegria, cheia de gargalhadas, nos últimos meses, tem o seu rosto e o seu “barrigão” pintados a batom pelas amigas e familiares, em homenagem a tua chegada iminente. E ela vai sorrir e brincar junto, pois é por ti que se sujeita àquela caricatura.

Pode ser que tu venhas de surpresa. Pode ser que tenha data e hora marcadas. Pode ser ao natural, ou por intervenção cirúrgica. Em casa ou – muito melhor – em um hospital. Mas nesse grande dia, toda a expectativa dela vem à tona e a sua alma transborda numa explosão de sentimentos que vão durar por toda a tua vida.

Na hora do primeiro encontro, mais uma vez, ela suporta e vence um transtorno imenso pra te dar à luz. E enquanto ouve o teu primeiro choro, uma lágrima pesada de tanta felicidade corre o seu rosto, e acaba por desaguar no maior-sorriso-do-mundo, que voltou a ser estampado. Enfim, a jornada iniciada nove meses atrás chega ao fim (ou novo começo) e ao te acolher nos braços, ela desfere um beijo de amor e promete te acompanhar, seja onde for, para sempre. E ela sempre cumpre as suas promessas.

Desde o primeiro dia, ela te alimenta, zela pela tua segurança, passa noites em claro nervosa com a tua febre que não cede, chora no teu primeiro dia de aula no “pré”, grita teu nome no campeonato de futebol da escola (mesmo que tu ainda não goste de futebol), chora de novo nas tuas formaturas dos ensinos fundamental e médio e aceita a tua escolha de curso superior, quando a hora chega. Depois de certa idade, ela não dorme enquanto não ouvir teus passos (por vezes cambaleantes) em direção ao quarto, quase ao amanhecer. Preocupa-se com quem tu andas te relacionando. Algumas vezes recolhe os cacos do teu coração quebrado, e em outras, recebe de braços abertos a quem escolheste para entregá-lo por inteiro.

Ela sempre esteve por perto, caso tu ainda não tenhas percebido. Ela sempre estará, seja como for.
Além de te trazer ao mundo, ela te mostra ele, e tudo o que tem a oferecer. Quanto tropeças, é a mão dela que fica estendida para te reerguer. É no ombro dela que choras as tuas lamentações e nos seus abraços que adquires força para seguir em frente.

Se tu acreditas em “anjo-da-guarda”, não concentra tuas preces somente a ele. Foca essa devoção também nela que sempre te protegeu, e literalmente, botaria sua mão no fogo por ti. Ela luta, ainda mais que tu, pela tua própria felicidade. Acredite.

Sim, ela faz tudo por ti. Sempre fará. E nunca pede nada em retribuição. Porque ela te ama de forma incondicional. O amor na sua forma mais pura é dedicado a ti desde o resultado daquele exame até o dia em que o tempo te separa dela.

Portanto, cabe a ti apenas abrir os olhos e reconhecer esse esforço sem limites que ela faz para garantir o melhor para os teus dias. Cabe a ti olhar no fundo dos olhos dela e agradecer pela sua existência, e pela tua também.

Ame-a! Ela é a tua mãe! Única, sublime e infinita.

Ame-a por ser a tua melhor amiga. Por te entender e te apoiar em tudo. Por sempre te mostrar o caminho certo a seguir.

Ame-a simplesmente por ter dado a ti o maior amor do mundo!

3 comentários:

  1. Lindo demais....é exatamente tudo isso. Fico feliz quando alguém tão jovem consegue expressar de forma tão profunda e com tanto reconhecimento a sublimidade do amor de mãe.

    ResponderExcluir
  2. Não sou mãe de um filho humano, mas se um dia eu tiver um, vou querer que ele sinta por mim o que tu sentes pela tua mãe ;o)

    ResponderExcluir
  3. Podemos lançar vários olhares frente ao tema MÃE. Mãe é quem cria e aquela que gera. Gera e cria uma infinidade de lições, carinhos e colos. Amor fraterno e verdadeiro. O maior de todos, eu diria. Como seria bom se os filhos valorizassem desde cedo suas mães. É muita dedicação. Alguns só percebem o fato quando se tornam pais (e mães)-TARDIAMENTE. Mas filhos, fiquem tranquilos, pq ser mãe é algo tão grande, tão sublime que mesmo que vcs compreendam a magia de ser mãe, nunca farão o suficiente para compensar tamanho amor investido em vcs. E outra, as mães fazem o que fazem sem esperar NADA em troca, porque mãe é mãe, ora! Somos maravilhosas mesmo! Nos desdobramos em mil para nos refazermos com um simples abraço e o melhor sorriso do mundo: o teu, de filho. Cidade.

    ResponderExcluir